Por Lucas Lima
Imagine uma iniciativa que reúna bandas e artistas com a finalidade de divulgar o trabalho dos mesmos. Assim é a Central do Rock, um coletivo que tem como fim fortalecer a cena do rock underground nacional. Em parceria com o coletivo, fizemos uma playlist com artistas associados à Central, que será atualizada a cada 15 dias. Confira a primeira edição (acesse a playlist no final da matéria)
Adrede – No Fim
Desde 2005, a banda Adrede tem chamado atenção não só do público como também de grandes personalidades do rock nacional, como Andreas Kisser (Sepultura) e Igor Cavalera (CavaleraConspiracy). “No Fim”, o mais recente single, é síntese do peso que a banda leva até as canções.
Lethal Charge – Suplício dos Aflitos
“Suplício dos Aflitos” é canção de cunho crítico que fecha o EP “Global Collapse”, lançado neste conturbado ano de 2020 onde o colapso é, realmente, certeiro.
Massacre do Paralelo 11 – Sujeito Hostil
A banda Massacre do Paralelo 11 nasceu em 2018 e tem como base em seu trabalho a mistura de elementos do hardcore, punk e trash metal, capitaneados no single “Sujeito Hostil”.
Matirah – Três
A música “Três” abre o mais recente EP da banda Matirah, “Metamorphosis” e é uma das primeiras do grupo a ter letra totalmente em português.
Freesome – Sweet Anger
Aqui podemos ouvir uma estética mais calcada em bases do blues e do hard rock cru setentista, o que leva ao ouvinte uma atmosfera de “afaste os móveis da sala e comece a dançar”.
Dirty Swede – Love’s Like a Butterfly
Se antes falamos do hard rock setentista, aqui ouvimos claramente referências ao estilo que ficou famoso nos anos 80 com bandas como Guns And Roses e Motley Crüe. A faixa em questão está presente em “One”, EP lançado em 2017 pela Dirty Swede.
Claudiah – Free Road
A cantora Claudiah nos traz aqui uma leve canção de aura pop e até mesmo com refinados toques da música country rock norte-americana. Pegue a estrada e dê o play.
Bellini – Brasileiros
Mais uma canção de veia crítica mostra que a cena roqueira nacional não está calada diante aos tantos disparates levados a nossa população.
Cidadão José – Nossa Rotina
O hardcore dos anos 90 influenciou e tem influenciado muitas bandas a colocarem seus sons na rua. Assim foi também com a Cidadão José, que em 2016 lançou o EP “Poesia Abstrata”, onde uma das faixas é “Nossa Rotina”.
Djamblê – Roda Gigante
A banda Djamblê nos traz uma reflexão sobre as voltas que a vida dá em “Roda Gigante”, canção que não tem somente o rock como base como também grande interferência do rap.
Conheça mais sobre a Central do Rock: https://www.centraldorockbrasil.com.br/