O punk e o metal tem uma rica história de músicas sobre assuntos políticos e sociais. Em vista dos episódios de intolerância nos Estados Unidos e ascensão da extrema direita em algumas partes do mundo, a revista online Loudwire preparou uma lista com 10 poderosas músicas para esmagar o Fascismo.
A lista começa com “Nazi Punks F–k Off” da banda californiana Dead Kennedys. Com pouco mais de um minuto de duração, esta faixa é direcionada aos skinheads racistas que vão a shows punks, mas se estende também para os racistas de todos os lugares.
A banda punk do Texas MDC (Millions of Dead Cops) também criou um icônico hino anti-fascista em 1981, chamado “Born to Die”. A música é mais conhecida pelo coro em “No war / No KKK / No Fascist U.S.A.”, que foi adotado em muitos protestos de grupos de esquerda em tempos modernos. A música também é conhecida pela adaptação que o Green Day fez depois que o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito, substituindo a palavra “war” por “Trump”, no American Music Awards de 2016 (se liga no vídeo abaixo).
A banda de trash metal alemã Kreator, também presente à lista, fez referência à parte da história de seu país mais odiosa com a faixa de 1990 “People of the Life”, que condena dogmas genocidas. Empunhando ideais de igualdade em toda humanidade, “People of the Life” é uma das faixas de metal mais poderosas contra o período mais perverso da história moderna.
Confira estas e outras faixas que fazem parte da lista de músicas para esmagar o Fascismo:
‘Nazi Punks Fuck Off’ (Dead Kennedys)
‘Born to Die’ (MDC)
‘Fuck Nazi Sympathy’ (Aus-Rotten)
‘People of the Lie’ (Kreator)
‘Racists!’ (Gama Bomb)
‘Fascist Pig’ (Suicidal Tendencies)
‘This Machine Kills Fascists’ (Anti-Flag)
‘Mummy Doesn’t Know You’re Nazi’ (Frenzal Rhomb)
‘Youth Against Fascism’ (Sonic Youth)
‘Unchallenged Hate’ (Napalm Death)
Da redação com informações da Loudwire