Espaço cultural Casa de Francisca, no centro histórico, luta por abrigo da sede no Palacete Tereza devido às dificuldades enfrentadas durante a pandemia com financiamento coletivo e corre contra o tempo!
Conhecida por suas atividades culturais, “a menor casa de shows da cidade” ou ainda “a esquina musical de São Paulo” corre o risco de fechar por conta das medidas restritivas para o controle da pandemia causada pela Covid-19.
Como descrito em suas redes sociais, o anúncio do fechamento é um prelúdio revestido de pedido de socorro! Apesar de ainda manterem a cozinha e um serviço de entrega de refeições no local, viram-se sem saída e, lamentavelmente, acreditam correr mesmo o risco de encerrar suas atividades no endereço.
Para vencer a derrocada situação, fundadores pedem suporte a fim de perpetuar o lar de mais de duzentos e cinquenta shows anuais e ponto turístico importante que tornava, em São Paulo, o encontro de artistas com seu público uma experiência bem mais casual. Foram mais de três mil e quinhentos shows e eventos independentes durante a trajetória. Indiscutivelmente, uma das mais importantes referências do segmento.
Mais do que um Palco: Um Patrimônio Histórico!
A Casa de Francisca, localizada atualmente no Palacete Tereza Toledo Lara, número 22 da Rua Quintino Bocaiúva, tinha seu endereço noutro lugar. Os últimos sete anos de sua existência até o momento são menos que a metade dos quinze de sua vida, mas sua mudança para o Palacete foi um acontecimento muito celebrado.
O edifício foi tombado e faz parte da Zona de Preservação de Imóveis de Caráter Histórico, Artístico, Cultural e Paisagístico da Área Central de São Paulo. Apesar de já ter um século, o edifício resiste até os dias atuais como um dos prédios mais bem conservados do centro histórico da cidade.
O lugar pertencia, inicialmente, ao conde Antônio de Toledo Lara, um dos fundadores da fábrica de bebidas Companhia Antarctica Paulista e que também financiou a restauração da Catedral da Sé. Concebeu o nome do Palacete como uma homenagem à jovem filha, então, com apenas sete anos. Na época, detinha, ao todo, quinze imóveis no centro da cidade e foi o segundo maior proprietário imobiliário da região.
O local abrigou instituições importantes e com valor histórico. Foi a casa da primeira loja de instrumentos musicais da capital, a Casa Bevilacqua, a editora de música Irmãos Vitalle e a Rádio Record na época áurea do rádio brasileiro.
O prédio foi projetado pelo arquiteto alemão Augusto Fried, conhecido por ter construído a primeira mansão da Avenida Paulista para um dos acionistas da fábrica de bebidas citada anteriormente, o dinamarquês Adam Ditrik von Bulow.
Chega ao Palacete, A Casa de Francisca
Em 28 de setembro de 2015, foi realizado um financiamento coletivo com o intuito de transferir a quarta edição de “O Grande Concerto” — evento que reúne músicos habituados a se apresentarem na Casa de Francisca — para o primeiro andar do palacete. Dessa forma, em sua nova arena, a casa de shows, antes com capacidade para quarenta e cinco convidados, poderia receber entre cento e vinte e até cento e cinquenta pessoas.
Durante a tradicional Virada Cultural, no dia 20 de maio de 2016, o edifício foi um dos pontos de encontro do happy hour de abertura para as atrações musicais que aconteceriam na 12ª edição do evento. A ocasião foi uma prévia da inauguração de transferência da Casa de Francisca para o Palacete Tereza Toledo Lara no ano seguinte.
Seguindo a ordem cronológica, a partir de 8 de fevereiro de 2017, então, finalmente, o Palacete passou a ser abrigo da nova sede da casa de shows Casa de Francisca. A necessidade de maior acomodação foi um dos principais motivos desta mudança. A inauguração contou com celebridades como o Clube da Encruza e Emicida.
Campanha Avante Francisca!
Através do site Apoia.se, responsável por transacionar recursos que permitam instituições ou pessoas fazerem sua captação, a casa de shows lançou sua campanha. Através das doações, seus mantenedores participarão da recuperação da casa ativamente. Além disso, serão beneficiados com ingressos, cartazes e incentivos bem legais! Dá uma conferida:
• PLACA/MENÇÃO: agradecimento especial no site e placa na entrada da casa;
• PLAYLIST: playlist exclusiva no Spotify com uma série de shows gravados ao vivo na Casa de Francisca, além dos discos mais tocados na casa durante os últimos anos;
• ASSEMBLÉIA: encontro on-line mensal com a equipe da Casa de Francisca, mantenedores e artistas convidados para discussão de pautas contemporâneas e rumos da casa;
• CURSOS: cursos on-line gravados com dicas de preparo de pratos, drinks e curadoria da casa;
• CINE-LIVE: acesso ao acervo das cinelives publicadas no canal cine.casadefrancisca.art.br ;
• COMPRA ANTECIPADA: preferência de compra antecipada em cota voltada para mantenedores nos shows presenciais;
• INGRESSOS: ingresso gratuito mensal mediante a reserva e disponibilidade da cota voltada para mantenedores;
• CARTAZES*: receba cartazes impressos de shows realizados na Casa de Francisca ao longo de seus 15 anos;
• CELEBRAÇÃO!: festa comemorativa ao retorno da Casa de Francisca.
*(a partir da retomada).
Os mantenedores poderão fazer um plano de assinatura que permita receber todos esses benefícios ou só alguns, de acordo com o plano desejado. Os planos podem ser mensais ou, se for o caso, mas também muito bem vinda, há como fazer uma doação única!
Classe Artística Indignada
Rubens Amatto, o fundador da Casa de Francisca, sobre o caso:
“Nesse momento de tragédia no mundo, o Brasil é protagonista com a incompetência de seus governantes que politizam a vacina e assistem ao aumento de mortes, das variantes do vírus e do colapso do sistema de saúde. O setor cultural, responsável pelo alimento espiritual e por uma das maiores riquezas do país, e o setor de eventos, bares e restaurantes são uns dos setores mais atingidos pela pandemia e carecem de ações emergenciais e significativas do setor público“.
Vários artistas e frequentadores têm demonstrado sua indignação com a falta de consideração do governo para com estabelecimentos que promulguem a cultura e o bem estar social. Habitués do palco da casa, Crioulo e Emicida, fazem parte desse grupo.
“Em todas as vezes que fui ali, eu não pensava que estava em uma casa de shows. O Rubens conseguiu criar um templo da arte contemporânea que se encontra com os artistas de antes, na companhia da alma dos que já se foram; e assim sonhamos com o futuro“,
— declarou Emicida.
Não deixe de conferir as novidades no Instagram e na página do Avante Francisca! no Apoia.se. Com votos de sucesso à retomada, a classe artística e o público cativo aguardam o retorno da agenda cultural e a permanência de sua sede no endereço!
Serviços: Casa de Francisca e Campanha de Financiamento Coletivo “Avante Francisca”
Tipos de contribuição:
1. Apoia.se > Avante Francisca: https://apoia.se/casadefrancisca
2. Contribuição pontual PIX: http://casadefrancisca.art.br/novo/pag/pix
3. PAYPAL > Internacional: http://casadefrancisca.art.br/novo/pag/paypal
Site oficial Casa de Francisca: http://casadefrancisca.art.br/novo/
Redes Sociais: https://www.instagram.com/casadefrancisca/ e https://www.facebook.com/casadefrancisca
Endereço — Casa de Francisca / Palacete Tereza:
Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé – 1º andar
São Paulo/SP – Brasil
Outros contatos:
Telefone: 11 3052-0547
reservas@casadefrancisca.art.br
info@casadefrancisca.art.br
Matéria publicada originalmente no site SP da Garoa, por Rafa Rissutti.