Combinando cumbia, chacarera e bossa nova, “Raíz” será lançado pela Palma Records na próxima sexta (19), encerrando a trilogia iniciada em fevereiro de 2020
Por Natasha Ramos
Em Raiz, o compositor, produtor e guitarrista Alper Tuzcu, de Instambul, trabalhou com o percussionista argentino Marcelo Woloski, do grupo ganhador do Grammy, Snarky Puppy. Woloski, que foi indicado a dois prêmios no Grammy em 2020 e já possui um Grammy e um Grammy Latino, toca bumbo na música “Milagro”, de Alper Tuzcu, que tem como base um ritmo tradicional argentino, a chacarera.
Uma inspiração para Raíz foi a cantora e compositora vencedora de um Grammy, Natalia Lafourcade, com a qual Alper Tuzcu começou a compor as canções para este projeto após conversa entre o músico e a cantora na faculdade Berklee College of Music, em Boston, no ano passado. Incentivado por ela, Alper começou a escrever as canções do projeto, abordando a composição em espanhol.
Alper Tuzcu combina, neste projeto, seus conhecimentos de composição com ritmos latino-americanos. Embora tenham a influência de culturas diferentes, as músicas deste projeto vêm das mesmas raízes: a América do Sul. O EP traz, dentre seus ritmos, a cumbia (Colômbia), chacarera (Argentina) e bossa-nova (Brasil), em duas músicas em espanhol e duas em português, incluindo uma versão remasterizada do single de Tuzcu de 2019, Felicidade, que tem cerca de 500 mil streams no Spotify.
Dentre as cantoras de Raíz estão a vocalista brasileira Helena Beltrão, que além de “Felicidade” canta em outra faixa, “Facilmente”, e a vocalista americana Nicoh Kwan, cantando em espanhol nas outras duas canções do disco.
Raíz é o último episódio da trilogia de EPs de Alper Tuzcu, após o lançamento de Migrante e Imagina, que já abordamos aqui no Palco. Este último EP é marcado por uma sensação de encerramento que combina esperança, curiosidade, entusiasmo e felicidade (não à toa, este é o nome da música que fecha o trabalho).
Alper Tuzcu é um compositor, guitarrista e produtor musical inovador. Sendo membro votante do GRAMMY, ele já trabalhou duas vezes com o virtuoso produtor e compositor espanhol Javier Limón (Buika, Paco de Lucía, Wynton Marsalis). Ele lançou o seu segundo álbum Aurora por Palma Records em 2018, e o seu álbum de estreia Between 12 Waters em 2016, que consiste de 12 canções inspiradas em 12 culturas diferentes. O compositor, que mora nos Estados Unidos, usa suas composições multiculturais para unir culturas e cruzar fronteiras. Alper Tuzcu se formou na Berklee College of Music com Magna Cum Laude em 2015 após ganhar uma bolsa de estudos no Umbria Jazz Festival, na Itália.