O disco você provavelmente conhece bem, mas e os extras?
[Por João Dias]
Comemorando 25 anos de lançamento, o álbum Blood Sugar Sex Magik ainda se mantém como um marco na carreira do Red Hot Chili Peppers. Produzido por Rick Rubim, o disco mais parece uma coletânea de hits, o que deixa difícil a tarefa de escolher uma canção favorita entre as 17 faixas.
“Give it Away”, “Suck my Kiss” e “Under the Bridge” fizeram esse disco sucesso de vendas e determinaram uma nova direção para a banda, com o seu ainda novo guitarrista, o jovem John Frusciante, de apenas 18 anos, que havia entrado para o Red Hot no disco anterior, o Mother’s Milk. Frusciante deixou a banda no ano seguinte, 1992, pois tinha dificuldade de lidar com a imensa popularidade que alcançaram.
Detalhe: o disco foi lançado no mesmo dia que Nevermind, do Nirvana, e as duas bandas fizeram uma turnê juntas. O Nirvana substituiu o Pearl Jam e de quebra o Smashing Pumpkins também saiu da turnê, pois Billy Corgan se recusou a tocar com Kurt Cobain por ele ser o atual namorado da sua ex, Courtney Love.
Mas novela mexicana à parte, o que pouca gente sabe é que o disco foi concebido para ser um álbum duplo, mas que por pressão financeira da Warner acabou sendo comercializado em formato único, cortando-se material já gravado. Algumas músicas extras como “Soul to Squeeze” e o cover do Iggy and Stooges “Search and Destroy” se tornaram bastante conhecidas, mas existem outras que não circularam tanto e ainda são consideradas lado ‘B’.
O Palco Alternativo reuniu esse material extra gravado para o Blood Sugar Sex Magik. E se você nunca assistiu ao documentário Funk Monks, vai um link pra conferir os bastidores da gravação do disco.
Search and Destroy
Soul to squeeze
Sikamikanico
Fela’s Cock
Funk Monks – Documetário da gravação do disco Blood Sugar Sex Magik (legendado – low quality video)
Funk Monks (sem legendas – vídeo 480p)
Não é a estréia do Frusciante….foi em Mothers Milk…
O álbum é duplo….em vinil …
Olá, Fabiano, corrigimos a informação. Agradecemos o toque!